2. (MPE-RJ/Técnico administrativo/UFRJj Abaixo estão declaraçõesde personalidades políticas sobre a inflação. Tais frases foramretiradas do livro O Brasil em milfrases, SP, Pubtifolha. 1996.I.Nos últimos dez anos tivemos oito planos de estabilização, cinco congelamentos, quatro trocas de moeda, quinze políticas salariais e cinquenta e quatro formas de controle de preços. E continuamos trocando de ministro como se troca de camisa.(Aloízio Mercadante, 1992)II.Fiz tudo o que sabia. Essa inflação brasileira não tem vergonha. 0 que já fizemos! E ela não cai... (Ernane Galveas, 1984]III.Se o povo nas ruas derrubou a ditadura, derrubará também a inflação. (Franco Montoro, 1986)IV.Não há excesso de liquidez. 0 que há é uma sensação de excesso de liquidez. (Zélia Cardoso de Mello, 1990)Entre essas declarações, as que mostram o emprego de uma variação coloquial são somente:a) I e II.c) II e IV.•) I, II e lll.b) I e lll.d) lll e IV.
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
Conforme o gabarito da prova, a alternativa correta é a
letra a) I e II.
Na alternativa I, temos a variação coloquial "... continuamos trocando de ministro como se troca de camisa".
Na alternativa II, a variação coloquial está em praticamente todo o trecho, com destaque para a colocação "... Essa inflação brasileira não tem vergonha".
Faço aqui uma ressalva:
Na alternativa III também notamos variação coloquial no verbo "derrubar", pois este foi utilizado em modo/sentido figurado no sentido de "prejudicar". Desse modo, segundo o nosso Aurélio, o verbo ganha certo tom de gíria brasileira.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás