• Matéria: Português
  • Autor: cassiamaria2409
  • Perguntado 8 anos atrás

6.(Unemat-MT) Texto-base:Traduzindo o juridiquêsDenego a liminar pleiteada na exordial, inobstante após a oitiva adversa e da dilação probatória possa lograr alcançar um outro epílogo para o deslinde da quaestio sub examine.Fonte: Superinteressonte, de 12 de agosto de 2013.0 texto acima, escrito em "juridiquês", pode melhor ser parafraseado como:a)Nâo atendo, por hora, a liminar requerida na petição final, ainda que possa chegar a uma outra conclusão após ouvir a outra parte e avaliar as provas produzidas.b)Atendo, por hora, a liminar requerida na petição inicial, ainda que possa chegar a uma outra conclusão após ouvir a outra parte e avaliar as provas produzidas.c)Não atendo, por hora, a liminar requerida na petição inicial, ainda que possa chegar a uma outra conclusão após ouvir a outra parte e avaliar as provas produzidas.d)Atendo, por hora, a liminar requerida na petição inicial, ainda que possa chegar a uma outra conclusão após ouvir a outra parte e avaliar as provas produzidas.e)Nâo atendo, por hora, a liminar requerida na petição inicial, ainda que possa chegar a uma outra pena após ouvir a outra parte e avaliar as provas produzidas.

Anexos:

Respostas

respondido por: anaisenobregapa68rb
2

Olá!


Primeiramente, vamos analisar individualmente as expressões:


Denego a liminar pleiteada na exordial, inobstante após a oitiva adversa e da dilação probatória possa lograr alcançar um outro epílogo para o deslinde da quaestio sub examine.


Denegar significa negar, refutar, rejeitar. Logo, estamos rejeitando ou não atendendo a liminar mencionada no texto. Sendo assim, já podemos eliminar as alternativas "b" e "d", posto que a "tradução" proposta já inicia com uma palavra de significado oposto.


Alguns sinônimos de pleiteado são requerido, solicitado. Todas a alternativas restantes estão de acordo com estes significados. Então pensemos nas próximas expressões.


Exordial significa inicial, inaugural, primitiva. Logo, estamos falando de uma petição inicial. Portanto, a resposta correta não pode ser "a".

Inobstante é uma expressão utilizada da mesma forma que "ainda que" ou "apesar de". É uma preposição. As duas alternativas restantes ("c" e "e") traduzem a expressão corretamente.


O que se entende por oitiva é "aquilo que foi ouvido", repetitivas vezes, sem que nada tenha sido efetivamente verificado - a palavra "adversa" aqui é utilizada no sentido de oposição, da parte oposta no processo. Dilação probatória é um conceito jurídico - trata-se do ato de aumentar o prazo para produção de provas de um processo.

Na última frase, aponta-se para a possibilidade de alcançar outro desfecho para a investigação da questão que está sendo examinada.


Portanto, a alternativa correta é:

c)Não atendo, por hora, a liminar requerida na petição inicial, ainda que possa chegar a uma outra conclusão após ouvir a outra parte e avaliar as provas produzidas.


Perguntas similares