• Matéria: Português
  • Autor: GeisielyAp5271
  • Perguntado 7 anos atrás

14. Leia estes versos do poema “Favelário nacional", de Carlos Drummond de Andrade:A suntuosa Brasília, a esquálida Ceilândia Contemplam-se. Qual delas falará Primeiro [...]?Carias Drummond de Andrade. Poesia completa. Rio de Janeira Nova Aguilar, 2002.Agora veja este cartum:Glauco. Ano Nova Folho de Sftwla 26 dez. 2000.Relativamente a esses dois textos, responda aos itens de a a d.a)Ao caracterizar comparativamente Brasília e Ceilândia, cidade-•satélite da capital, o poeta faz uso de uma figura de linguagem baseada nas palavras "suntuosa” (deslumbrante, luxuosa] e “esquálida" (pobre, desarrumada). Como se chama essa figura?b)É válido afirmar que, no contexto representado no cartum, também ocorre a figura de linguagem referida em a? Justifique.c)Quanto ao conteúdo crítico, qual é o ponto em comum entre os versos e o cartum?d)Levando em conta que o cartum faz alusão a uma situação social brasileira, comente o caráter irônico de seu título.

Anexos:

Respostas

respondido por: anaisenobregapa68rb
6

a)Ao caracterizar comparativamente Brasília e Ceilândia, cidade-satélite da capital, o poeta faz uso de uma figura de linguagem baseada nas palavras "suntuosa” (deslumbrante, luxuosa) e “esquálida" (pobre, desarrumada). Como se chama essa figura?

Trata-se de uma antonomásia, isto é, quando definimos algo ou alguém a partir de um fato, característica ou feito que tornou-o(a) reconhecida.


b)É válido afirmar que, no contexto representado no cartum, também ocorre a figura de linguagem referida em a? Justifique.


Sim. Uma vez que pessoas de terno, com relógios e celulares, gravatas e charutos são, normalmente, vistas como pessoas de grande poder aquisitivo. Da mesma forma, pessoas com roupas rasgadas, linguagem informal, descamisadas, etc, são vistas como pessoas pobres, que vivem no lixão. Logo, temos novamente a antonomásia: designando os sujeitos a partir de fatos e características notórias.


c)Quanto ao conteúdo crítico, qual é o ponto em comum entre os versos e o cartum?

Ambos fazem crítica à desigualdade social.


d)Levando em conta que o cartum faz alusão a uma situação social brasileira, comente o caráter irônico de seu título.

O título pode ser visto por um viés irônico posto que com o passar dos anos, a desigualdade social se mantem constante (se não aumentando), e no entanto, apesar da celebração de um novo ano, as vidas continuam as mesmas, independente desta passagem.


Perguntas similares