• Matéria: Português
  • Autor: caroline9944
  • Perguntado 8 anos atrás

8.Leia o texto:Eles são 200 mil brasileiros. A maioria tem mais de quatro anos de idade. Todos têm menos de 19. Nenhum mora em casa. Nenhum mora na rua. Estão escondidos em orfanatos espalhados por todo o país. Ninguém os conhece porque não incomodam. Não fazem rebelião nem suplicam esmolas. São personagens invisíveis de uma história jamais contada.Os órfãos brasileiros são órfãos de pais vivos. Homens e mulheres que maltratam os filhos porque também já foram maltratados. Pela miséria, pelo desemprego e pela doença. Deixam seus meninos com a promessa de voltar, mas nunca retomam. Cerca de 40% das famílias jamais apareceu na instituição.Ana Beatriz Magno; Érica Monienegro. Os órfãos do Brasil.Correio BraziJiense, Brasília, 9 jan. 2002. Suplemento especial.Considere os pronomes pessoais destacados no primeiro parágrafoe responda aos itens de a a c.a) As duas formas estabelecem coesão catafórica, isto é, elas têm como referente um elemento textual que vai aparecer mais à frente no texto. Transcreva esse referente.b) Que tipo de reação as autoras do texto procuram criar no leitor com a antecipação dos pronomes? cl Por que, embora o referente das formas destacadas seja o mesmo, as autoras precisaram empregar duas formas pronominais distintas para estabelecer a relação de referência?

Anexos:

Respostas

respondido por: eulucioaraujo
655

Olá!


a) O termo a que se referem os pronomes antecipados "eles" e "os" é "os órfãos brasileiros".


b) As autoras do texto utilizaram deste recurso na pretensão de provocar curiosidade nos leitores, a fim de que eles se sentissem motivados a prosseguir com a leitura iniciada.


c) Foram utilizados dois pronomes, um reto (eles) e um oblíquo (os), porque se trata de dois termos de naturezas diferentes, sintaticamente falando. Enquanto temos na primeira ocorrência o pronome com função de sujeito da frase, o encontramos na segunda ocorrência com função de objeto direto.


Espero ter ajudado, um abraço! :)

Perguntas similares