12.(UFG-60) Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede:Omar se dirigiu à mãe, abriu os braços para ela, como se fosse ele o filho ausente, e ela o recebeu com uma efusão que parecia contrariar a homenagem a Yaqub. Ficaram juntos, os braços dela enroscados no pescoço do Caçula, ambos entregues a uma cumplicidade que provocou ciúme em Yaqub e inquietação em Halim.'Obrigado pela festa", disse ele, com um quê de cinismo na voz. "Sobrou comida para mim?""Meu Omar é brincalhão', Zana tentou corrigir, beijando os olhos do filho. "Yaqub, vem cá, vem abraçar o teu irmão."HATOUM, Milton. Oois irmãos. $ào Pauto: Companhia das letras, 2002. p. 24.Na língua portuguesa, dependendo do contexto, os pronomeL ditos "possessivos" nem sempre indicam uma relação de possfl entre entidades (possuidor/coisa possuída]. Quanto ao uso d ® “meu" e *teu" na fala de Zana, que tipos de relações semântica cada um desses elementos expressa?
Anexos:
Respostas
respondido por:
5
Boa tarde,
vamos a questão:
- Ao usar o pronome possessivo “meu”, na expressão “meu Omar”, o que se identifica na atribuição do pronome, é a ideia de uma relação familiar existente, um parentesco. Na colocação do texto, o termo passa a inserir um aspecto ainda de preferência por um filho.
- Ao usar o pronome “teu” o texto demonstra uma relação de afastamento existente entre os irmãos, e a tentativa da mãe em aproximar os dois através de um gesto carinhoso.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás