0 texto a seguir é parte do poema “A montanha pulverizada", de Carlos Drummond de Andrade. Nele o poeta lamenta a destruição da paisagem de sua terra natal, provocada pela extração de minério de ferro.Britada em bilhões de lascas deslizando em correia transportadora entupindo 150 vagões no trem-monstro de 5 locomotivas - o trem maior do mundo, tomem nota -foge minha serra, vai deixando no meu corpo e na paisagem mísero pó de ferro, e este não passa.Carlos Drummond de Andrade. Poesia e proso. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988. p. 609.Em relação a esse trecho, responda aos itens de a a c.a)Os fatos referidos no texto localizam-se num tempo presente, passado ou futuro, relativamente ao momento em que o poeta a eles se refere? Transcreva formas verbais que confirmem sua resposta.b)De que modo(s) verbal(is) são as formas "tomem” e "foge"?A que(m) elas se referem?c)Se o termo "minha serra" fosse empregado no plural, que jalterações ocorreriam no texto?j
Anexos:
Respostas
respondido por:
32
Bom dia, tudo bem?
a) O termo em gerúndio “deslizando” dá uma ideia de movimento, duração, progressão e continuidade. Pode-se observar na fala dele que o que acontece é no momento presente.
b) O termo “tomem” dá o sentido de peguem ou anotem, ou seja, ele dá uma informação e avisa aos leitores que fiquem atento a esse detalhe. O termo “foge” quer dizer que com a destruição da paisagem da sua terra, toda a beleza da cidade está acabando.
c) O termo ficaria: Fujam minhas serras, vão deixando...
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás