• Matéria: Português
  • Autor: eliastorres6935
  • Perguntado 8 anos atrás

5.Leia este trecho de diálogo entre dois personagens - Quitériae Tíbério - extraído do romance Incidente em Antares, de EricoVeríssimo.—Tibé, tens fama de valente. Vives contando bravatas, proezas em revoluções e duelos... patacoadas! No entanto tens medo de pensar na tua morte, tens horror a encarar a realidade. Tirou os óculos, limpou-lhes as lentes com um lencinho, e depois prosseguiu:—Que esperas mais da vida?ErtcoVeríssimo. Jnc«tente em Antares, 12 ed.Porto Alegre: Globo. 1974. p. 104.a)Identifique as palavras que indicam que Quitéria, ao falar com Tibério, emprega a segunda pessoa do singular.b]Se Quitéria optasse pela terceira pessoa do singular, que formas substituiriam as indicadas no item a?c)Em que tempo se apresentam as formas verbais que você identificou no item a?d)Explique o porquê da diferença de tempos verbais entre as formas que você identificou no item a e as outras três formas presentes no fragmento.

Anexos:

Respostas

respondido por: carlamst
13

Olá


a) As palavras são "tens", "vives" e "esperas".


b) As palavras seriam transformadas em: "tem", "vive" e "espera".


c) Os verbos destacados na primeira questão estão no tempo presente.


d) Os verbos que estão no presente são diretamente da fala do personagem, que dirige seu discurso a um segundo personagem, logo, a fala dele está no presente, enquanto ele conversa naquele exato momento com o outro.


Já os verbos que estão no passado fazem parte da fala do narrador, que está em um outro "plano", conta a história, não está necessariamente presente naquele exato momento da conversa, apenas narra o que aconteceu.


É assim que se dá a distinção dos tempos verbais nesse trecho.


Boa noite! :)

Perguntas similares