11.fUEM-PR) Leia este texto:Temente a DeusSou mulata, separada, tenho 50 anos, 1,65, olhos e cabelos castanho-escuros. Quero me corresponder com um homem de Deus, com idade compatível e estabilizado financeiramente para um relacionamento sério. Que seja temente a Deus e more na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Peço foto e telefone.Folho Universal. Domingo, 23 de setembro de 200?.Seção Espaço Sentimental.•} Reescreva o fragmento “Procuro homem que more na Zona Oeste do Rio de Janeiro", substituindo a forma verbal que está no modo subjuntivo por outra do modo indicativo. Explique a diferença de sentido entre os fragmentos com as formas verbais em modos distintos.b) A autora da carta impõe certos requisitos ao suposto pre tendente; há, entretanto, um elemento que se sobrepõe aos demais requisitos. Indique-o e justifique sua resposta.
Anexos:
Respostas
respondido por:
8
Olá
a) Podemos substituir "more" por "mora" do indicativo.
Quando utilizamos a forma do subjuntivo, a descrição adquire um tom mais brando, não tão obrigatório, e um tanto menos específico, pode ser qualquer homem.
Já no trecho reescrito com a forma do indicativo, o tom se torna mais obrigatório e restrito, parece que se procura um homem específico, apesar de o anúncio não enfatizar isso.
b) O requisito que se sobressai é o de que o homem precisa ter fé em Deus. O fato que nos faz escolher essa opção é o de que esse requisito se repete no anúncio, aparece duas vezes.
Bom dia! :)
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás