3. Sabe-se que o bom funcionamento do coração de uma pesso relaciona-se às condições físicas, psicológicas e emocionais que ela está sujeita em sua vida cotidiana.Levando em consideração esse fato, compare os dois enunciado abaixo quanto à organização sintática e ao sentido e, a respeit deles, responda è pergunta proposta.1.0fazendeiro entrou preocupado no banco.2. 0 comerciante preocupado entrou no banco.Qual dessas duas pessoas corre maior risco de sofrer um ataqu cardíaco? Justifique sua resposta.
Respostas
O comerciante corre maior risco de sofrer um ataque cardíaco (assumindo que todas as demais condições são iguais entre os dois personagens) que o fazendeiro.
Isto pode ser observado a partir do fato de que, nas frases, o termo "preocupado" é usado, no caso do fazendeiro, para descrever uma situação na qual se encontrava - naquele momento estava preocupado - enquanto que na segunda frase ela é usada para descrever o modo como o comerciante é - ele é uma pessoa preocupada e entrou no banco.
Isto dá a entender que o comerciante vive sob mais estresse que o fazendeiro, motivo pelo qual é uma pessoa preocupada, enquanto que o fazendeiro é uma pessoa em uma situação pontual de estresse, de modo que, após este encontro no banco, poderá sair do banco de outro modo, enquanto que o comerciante, não importa o que aconteça dentro do banco, seguirá preocupado.
Ylanna,
Como o enunciado propõe, o risco de um ataque cardíaco está associado à saúde psicológica e física do indivíduo. No caso apresentado, a preocupação pode ser um dos fatores que levam alguém a ter um ataque cardíaco.
1. O fazendeiro entrou preocupado no banco.
Significa que a ação de entrar no banco foi assimilada com o fato do fazendeiro estar preocupado, ou seja, não corre risco, já que a preocupação aparenta ter surgido momentaneamente.
2. O comerciante preocupado entrou no banco.
A frase expressa que a preocupação aparentemente faz parte da vida do comerciante. Sendo assim, ele corre mais risco de ter um problema cardíaco.