Popper rejeitou o positivismo lógico do Círculo de Viena, liderado por Moritz Schlick (1882-1936), particularmente seu foco na verificabilidade de declarações como teste de seu significado. Em vez disso, defendia que a falseabilidade deveria ser o critério para o trabalho científico.
Com base no seu conhecimento sobre Popper, assinale a alternativa correta: *
De acordo com Popper, o princípio da indução não tem base lógica porque a verdade das premissas não garante a verdade da conclusão.
Para Popper, qualquer conclusão obtida por inferência indutiva é verdadeira.
Uma inferência indutiva é aquela que, a partir de enunciados universais, infere enunciados singulares.
A observação de mil cisnes brancos justifica, segundo Popper, a conclusão de que todos os cisnes são brancos.
Para Popper, a solução para o problema do princípio da indução seria passar a considerá-lo não como verdadeiro, mas apenas como provável.
Respostas
Olá!
A alternativa B é a que melhor se aplica como correta.
Partindo deste ponto, observamos que Popper derrubou o método indutivo justamente por não achar veracidade nas conclusões indutivas.
Por isso, ao desenvolver essa reflexão ele desenvolveu uma outra problemática a ser resolvida, que se baseia na demarcação entre o que é a ciência e o que de fato não é, refletindo esse fato na distinção entre o que deve chegar em uma conclusão e o que é especulativo.
Até mais!
Resposta:
1. b) De acordo com Popper, o princípio da indução não tem base lógica porque a verdade das premissas não garante a verdade da conclusão.
Explicação:
O que determina que uma teoria científica é de maior ou menor grau de falseabilidade é o seu conteúdo empírico, isto é, a informação que a proposição nos dá sobre o mundo. Quanto maior é o grau de falseabilidade de uma teoria, maior é o seu conteúdo empírico, mais informativa é.