URGENTE!!!
É bastante amplo o conceito de juros, um desses conceitos é que juro representa a remuneração do capital ou principal, aplicado ou emprestado por determinado período de tempo. Porém, os juros podem ter denominação diferente quando aplicado no mercado financeiro. Preencha as lacunas, baseando se no conceito de Taxa Nominal, Efetiva e Real. A (....), serve para definir o valor anual da taxa, já a (....) é a taxa em que os períodos de capitalização coincidem com a unidade de tempo e a (....) são aquelas relacionadas aos fenômenos da inflação, ou, outro tipo de taxa ou outros valores que sejam incorporados à taxa efetiva. Escolha uma: a. Taxa Efetiva; Taxa Nominal; Taxa Real. b. Taxa Real; Taxa Nominal; Taxa Efetiva. c. Taxa Real; Taxa Nominal; Taxa Efetiva. d. Taxa Nominal; Taxa Efetiva; Taxa Real. e. Taxa Efetiva; Taxa Real; Taxa Real.
Respostas
Olá!
Vamos a lembrar que:
1- A taxa de juros nominal é expressa em% e representa a remuneração de um capital por um tempo determinado. É muito importante saber que é expresso anualmente, embora possa gerar interesse mais de uma vez por ano.
2- A taxa de juros efetiva é a que pagamos por um passivo ou recebemos por um ativo financeiro, pode ser calculada para qualquer período; mês, trimestre, semestre, etc. A taxa de juros efetiva é composta e vencida.
3- A taxa real é a taxa de juros esperada, levando em conta a perda de valor que o dinheiro sofre como causa da inflação.
Assim Podemos prencher as lacunas:
A taxa de juros nominal serve para definir o valor anual da taxa, já a taxa de juros efetiva é a taxa em que os períodos de capitalização coincidem com a unidade de tempo e a taxa real são aquelas relacionadas aos fenômenos da inflação, ou, outro tipo de taxa ou outros valores que sejam incorporados à taxa efetiva.
A alternativa correta é: d. Taxa Nominal; Taxa Efetiva; Taxa Real.