Respostas
O Direito Natural é entendido como sendo o conjunto de princípios e valores morais e éticos que cada ser humano carrega com sigo. Naturalmente agregados através do convívio com a sociedade em que está inserido.
-Direito Positivo
O Direito Positivo por sua vez trata-se das normas, da lei propriamente dita, elaboradas por uma determinada sociedade, tendo como base de concepção o Direito Natural.
QUAIS OS OBJETIVOS?
O objetivo de ambos é regrar as ações do homem em meio a sociedade procurando ditar o que é certo ou errado nas relações interpessoais dos homens em sua convivência social. Buscando uma convivência de harmonia e respeito mutuo entres os membros da sociedade.
· QUAIS AS DIFERENÇAS?
Enquanto o Direito Natural trata do direito como algo abstrato, divino, de valores que estão presentes em cada ser dotado de racionalidade. O Direito Positivo se baseia em um ordenamento jurídico. Ele passa a determinar o direito como um fato, e não como valor.
Se alguém transgredir alguma regra tida como do direito natural, por exemplo, alguma regra de etiqueta, a pessoa não irá sofrer nenhuma sansão jurídica, e sim apenas o repúdio da sociedade que dar valor aquela regra.
Mas se o sujeito infringe alguma norma do direito positivo, por exemplo, comete um furto, ele sofrerá a sansão jurídica condizente à infração cometida.
Espero ter ajudado.