• Matéria: História
  • Autor: savioprates7441
  • Perguntado 8 anos atrás

5(PUC-RS) A Lei das Doze Tábuas, código de normas escritas fundamental na história de Roma, teve sua criação condicionada pelo contexto SOCiOpolítiCO:a)das revoltas dos escravos, no período monárquico.b)da vitória jurídica da Aristocracia contra a Realeza.c)das lutas entre patrícios e plebeus, durante a República.d)das invasões dos povos bárbaros, no princípio do Alto Império.e)da institucionalização do colonato, devido à crise do sistema escravista.

Anexos:

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
194

Boa tarde!



Com a República Romana o poder político se manteve nas mãos dos patrícios o que fez com que o senado e o exército se fortalecessem produzindo assim, a exclusão dos plebeus da vida política romana.


Estes por sua vez ficaram irritados, pois o crescimento e enriquecimento acontecia somente aos patrícios, enquanto que a vida deles, plebeus, se tornava precária e insuportável.


Assim eles começaram a travar uma guerra entre si, e uma das suas maiores conquistas foi a Lei das Doze Tábuas onde eles conseguiram o fim da escravidão por dívidas.


Resposta correta c

respondido por: juscelino765
55

Alternativa C - das lutas entre patrícios e plebeus, durante a República.

Explicação:

O registro do primeiro código de condutas, na Roma antiga, a Lei das Doze Tábuas, foi uma das vitórias que os plebeus conquistaram frente a dominação patrícia da República. Com uma lei escrita, os indivíduos libertavam-se do arbítrio da oralidade e da conveniência da criação de normas posteriores aos fatos.

Fonte: AgoraVaiENEM2020

Perguntas similares