• Matéria: História
  • Autor: alejocortesu9486
  • Perguntado 7 anos atrás

8"Sentimos, porém, o que de definitivo se passa, para o mundo medieval, na época carofíngia. Cada homem vai, doravante, depender cada vez mais do seu senhor; e este horizonte próximo, este jugo tanto mais pesado quanto mais estreito é o círculo em que atua, terófundamento jurídico; a base do poder será, cada vez mais, a posse da terra e o fundamento do moralidade, a fé: estas substituirão durante muito tempo as virtudes cívicas greco-romonas. 0 homem antigo tinho de ser justo ou reto; o homem medieval terá de ser fiei Maus, doravante, serão os infiéis".LE GOFF,). A civilização do Ocidente medieval. Trad.Lisboa: Estampa, 1983. v. 1, p. 78-9.a)Estabeleça as relações entre a dependência pessoal e a posse da terra no período carolíngio./H1/H12/H18b)Explique por que a fé tornou-se o fundamento da moralidade e substituiu as antigas virtudes cívicas greco-romanas. /H1/H12/HI8/H23

Anexos:

Respostas

respondido por: ferretti
33

Olá!


A) A dependência pessoal e a posse de terra estavam ligadas no período carolíngio principalmente por conta da ligação dos indivíduos que recebem a terra com os senhores que lhes repassam. Essa relação se fundamenta no princípio da fidelidade, secularizado da ótica cristã, que deve ser mantida para com o cedente.


B) A se tornou o fundamento da moralidade, substituindo os princípios idealizados de justiça proeminentes da Grécia e de Roma, porque a Igreja católica transformou-se em fundamento social e cultural, sendo das poucas instituições sólidas e unificadas que haviam restado, o que lhe rendeu poder de controle.


abraços!

Perguntas similares