2(Enem) Considere os textos abaixo."[...] de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé."Papa João Paulo II. Carta Encíclica Fides et Ratio aos béspos do Igreja católico sobre os relações entre fé e razão. 1998."As verdades da razão natural não contradizem os verdades da fé cristã."São Tomés de Aquino, pensadcRefletindo sobre os textos, pode-se concluir que:a)a encíclica papal está em contradição com o pensamento de São Tomás de Aquino, refletindo a diferença de épocas.b)a encíclica papal procura complementar São Tomás de Aquino, pois este colocava a razão natural acima da fé.c)a Igreja medieval valorizava a razão mais do que a encíclica de João Paulo II.d)o pensamento teológico teve sua importância na Idade Média, mas, em nossos dias. não tem relação com o pensamento filosófico.e)tanto a encíclica papal como a frase de São Tomás de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão./H1/HA/H21
Respostas
A alternativa A é falsa, pois tanto a encíclica quanto o fragmento de Tomás de Aquino transmitem a mesma mensagem, não havendo contradição.
A alternativa B é falsa, pois Aquino não colocava a razão natural acima da fé, coisa que, para ele, seria completamente absurdo.
A alternativa C é falsa, pois a Igreja Medieval valorizava a razão ainda menos que a Igreja moderna, fato que pode ser verificado na inquisição e na perseguição aos cientistas.
A alternativa D é falsa, pois, de acordo com os textos, ambos os pensamentos possuem uma importante relação mútua.
A alternativa E é a alternativa verdadeira, pois ambos os textos defendem a ideia de que a fé e a razão não se contradizem ,mas se complementam.
Respostas do PET 5 de Filosofia do terceiro ano:
Semana 1:
1 - B
2- A
Semana 2:
1- D
2- E
Semana 3:
1- D
2- C
Semana 4:
1- E
2- D