4(UFV-MG) 0 mundo medieval foi dominado pela ideia da existência de uma ordem universal hierarquizada, criada e ordenada por Deus, abrangendo a sociedade e a natureza. A representação típica dessa ideia era materializada na imagem de:a)uma competição desenfreada dos indivíduos no mercado, sem qualquer vínculo à tradição.b)uma divisão tripartite dos poderes do Estado: executivo, legislativo e judiciário.c)uma sociedade composta de três ordens: os sacerdotes, os cavaleiros e os camponeses.d)uma democracia em que todos os cidadãos têm idênticos direitos civis, políticos e sociais.e)um Estado de poderes ilimitados e despóticos, como é representado na obra Leviotõ, de Thomas Hobbes.
Respostas
A alternativa A é falsa, pois a Idade Média é um período anterior à instituição do mercado e onde as tradições eram bastante valorizadas e respeitadas.
A alternativa B é falsa, pois a divisão tripartite dos poderes políticos só viria a acontecer muito depois da Idade Média, quando foi instaurada a República Liberal.
A alternativa C é verdadeira, pois a sociedade medieval era dividida em três estados, compostos pelo clero, pela nobreza e pelo resto (camponeses e burgueses), de modo que esta imagem é a melhor representação da realidade medieval.
A alternativa D é falsa, pois na Idade Média não havia garantia dos direitos democráticos.
A alternativa E é falsa, pois o Leviatã diz respeito ao Absolutismo, uma forma de governo posterior à Idade Média, que foi marcada pelo feudalismo e pela divisão em estados.
Resposta:
Letra C
Explicação: