7(Cesgranrio) M0 senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos." O comentário de Antonil, escrito no século XVIII, pode ser considerado característico da sociedade colonial brasileira porque-a) a condição de proprietário de terras e de home garantia a preponderância dos senhores de engenho na sociedade colonial.b)a autoridade dos senhores restringia-se aos se escravos, não se impondo às comunidades viz' nhas e a outros proprietários menores.c)as dificuldades de adaptação às áreas colonia: levaram os europeus a organizar uma socieda com mínima diferenciação e forte solidarieda entre seus segmentos.d)as atividades dos senhores de engenho não limitavam à agroindústria, pois controlavam comércio de exportação, o tráfico negreiro e economia de abastecimento.e)o poder político dos senhores de engenho era assegurado pela Metrópole através da sua designar para os mais altos cargos da administração colon
Respostas
A alternativa correta é a E.
Na sociedade colonial, os senhores de engenho podiam, muitas vezes, também exercer ampla influência política e econômica. Não só dentro de suas propriedades, mas também fora delas. Os senhores eram extremamente respeitados.
Por serem parte do desenvolvimento colonial e fonte de renda para a metrópole, os senhores contavam com regalias como cargos administrativos da colônia e títulos de importância.
Letra A. Tendo em vista que o grande primeiro negócio fundado em terras coloniais foi a exploração açucareira, observamos a construção de uma hierarquia social baseada na ideia de que a propriedade de terras oferecia uma posição privilegiada. Aliado a tal fator, devemos também salientar que o proprietário de terras, em muitos casos, reforçava sua condição elitista ao ter a posse de escravos e desfrutar de privilégios garantidos pelas leis impostas pela metrópole.