1(FGV-SP) assistimos no finol do século XVII, opós o descoberto das minas, nõo a uma novo configuração do vila nem ò ruptura brusco com o padrão anterior, ao contrário, à consolidação de todo um processo de expansão econômico, de mercantilizoção e de concentração de poder nas mãos de uma elite (ocol. A orticulo-ção com o núcleo minerotório dinamizará este quadro mas nõo será, de formo olgumo, responsável por suo existência."81A|, liana. A tromo dos tensões.São Paulo: Humanitas. 2002. p. 125.0texto acima refere-se:a)À vila de São Luís e ao seu papel de núcleo articulador entre a economia exportadora e o mercado interno colonial.b)À vila de Slo Paulo, cuja integração a uma economia de mercado teria ocorrido antes da descoberta dos metais preciosos.c)À vila de Ouro Preto, importante centro agrícola e pecuarista encravado no interior da América Portuguesa.d)À vila de Cuiabá, principal entreposto de tropeiros e comerciantes que percorriam as precárias rotas do Centro-Sul.e)À vila de Mariana, importante centro distribuidor de indígenas apresados pelos bandeirantes.
Respostas
a)À vila de São Luís e ao seu papel de núcleo articulador entre a economia exportadora e o mercado interno colonial.
Falso. A referência é dada a um dos centros urbanos mais desenvolvidos do país graças a sua potencialidade de integração.
b)À vila de Slo Paulo, cuja integração a uma economia de mercado teria ocorrido antes da descoberta dos metais preciosos.
Correto. O texto procura evidenciar a potencialidade de centros produtores de metais preciosos de se tornar grandes monumentos urbanos. No caso, São Paulo é o melhor exemplo.
c)À vila de Ouro Preto, importante centro agrícola e pecuarista encravado no interior da América Portuguesa.
Falso. Ouro Preto não era polo produtor agrícola.
d)À vila de Cuiabá, principal entreposto de tropeiros e comerciantes que percorriam as precárias rotas do Centro-Sul.
Falso. Cuiabá não é o centro referenciado pela questão, que se dedica a um centro urbanizado.
e)À vila de Mariana, importante centro distribuidor de indígenas apresados pelos bandeirantes.
Falso. Mariana, embora fosse parte das rotas do período, não se faz exemplo de centro urbano, como proposto pelo texto.
Resposta:
letra b espero ter ajudado!!