• Matéria: História
  • Autor: alicemeirellez9729
  • Perguntado 8 anos atrás

11Leia abaixo o trecho do documento com atenção."Parece-me gente de tal inocência que se nós os entendêssemos e eles o nós. que seriam logo cristãos (...) Assim, Senhor, a inocência desta gente é tal, que a de Adão não seria mais. quanto à vergonha (...) (...) e a terra por cima toda chó e muito cheia de grondes arvoredos (...) Pelo sertão, nos parece do mar, muito grande, porque a estender olhos não podíomos ver senão terro e arvoredo, que nos porecia mui longa terra.Nela, até agora, não podemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metol nem ferro (...) Mos, o terro em si, é de muitos bons ares (...) Águas sâo muitas, infindos. E em tol maneira é graciosa que, querendo a aproveitar, dar-se-ó nela tudo, por bem dos águas que tem.Mos, o melhor fruto que nela se pode fazer, me parece, que seró salvar esto gente, e esto deve ser o principal semente que Vossa Alteza nela deve lançar.Deste Porto Seguro, do vossa (lho de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500."PERO VA2 OE CAMINHA. ]n; SIMÕES. H. C; GONZAGA. R. R.0 oohamento do Brasil. A Corto de Pero Voz de Caminho o £Í-Rei d. Monuel. Salvador/Ilhéus: EGBA/Edilus. 1999- p. 55-59.Provavelmente, você conhece ou já ouviu falar nesse documento. É a famosa carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão que acompanhava a esquadra de Pedro Álvares Cabral em sua chegada à América do Sul em abril de 1500. Oepois de tantos estudos sobre o Brasil e o mundo, você já tem elementos para analisar esses últimos 500 anos de História. Escreva uma carta-resposta a Caminha contando aquilo que você considera importante acerca do que foi feito nestas terras e com os seus habitantes nativos nos últimos 500 anos. Elabore sua carta como uma espé* cie de capítulo de fechamento deste livro. Elabore a seção "Um Outro Olhar", a “Mãos à obra", a "Leitura Complementar* etc.Construa seu capítulo relacionando as informações e análises fornecidas com aquilo que você já estudou em outras unidades.

Anexos:

Respostas

respondido por: makmorales
3

Olá,


Uma ideia de carta resposta a Pero Vaz de Caminha é a seguinte:


"Caro Pero, infelizmente Vossa Alteza não levou em consideração o que lhe disseste, pois a inocência da gente que habitava as terras que hoje chamamos de Brasil foi violada. suas terras roubadas e milhões de vidas aniquiladas por doenças que chegaram das caravelas portuguesas.


Os índios, como foram chamados, trabalharam em troca de objetos como espelhos e itens triviais; e quando se cansaram de trabalhar a troco de meros objetos, foram escravizados, sem chance de defesa diante da tecnologia moderna de vossas armas.


Ainda que o Brasil tenha se tornado uma grande nação, fizeram com que fosse necessário erguê-lo como colônia com os pés sobre povos oprimidos e injustiçados.


Nesta terra há sangue de índios que lamentam."


Espero ter ajudado!


Perguntas similares