Questão 4/5 - Ética e Responsabilidade Social
As organizações são comunidades, apesar de algumas aparências em contrário. Nelas as pessoas podem permanecer como estranhos no sentido de não saberem muito sobre a vida privada de cada um e, ao mesmo tempo, serem capazes de confessar que o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar da organização como um todo. A partir dessa discussão, Alencastro introduz a discussão da empresa como uma comunidade moral ao apresentar a definição de empresa apresentada por Peter Drucker.
Referência: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016.
Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de empresa apresentado por Peter Drucker.
A
É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico.
B É uma organização de máquinas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente ilegítima, definida em termos de fracasso econômico.
C É uma organização de pessoas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho ambiental.
D É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, não definida em termos de desempenho econômico.
E É uma organização composta de modo exclusivo por normas escritas ou regras formais, que pode ser mais ou menos institucionalizada, a depender do modo como são legitimados (perante os consumidores) os valores que orientam os códigos legais dessa organização.
Respostas
Bom, segundo Peter Drucker, o qual foi citado por Alencastro (2013, cap. 2, p. 70) um empresa se trata de uma organização de pessoas com a qual possui uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, que deve ser definida com base em termos de desempenho econômico.
Com base nos escritos acima infere-se que a resposta da indagação é a letra A) É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico
Resposta: LETRA "A"
“Para Peter Drucker (2004, p. 20) empresa é uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico”.
Explicação: Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. 2. ed. Curitiba: Intersaberes, 2016. Capítulo 2. PÁGINA 72