Em 1848, Marx e Engels publicaram o "Manifesto do Partido Comunista", o primeiro esboço da teoria revolucionária que, anos mais tarde, seria denominada marxista. Embora praticamente ignorado pelos estudiosos acadêmicos de sua época, Karl Marx é um dos pensadores que mais influenciaram a história da humanidade. O conjunto de suas ideias sociais, econômicas e políticas, transformou as nações e criou blocos hegemônicos.
Conforme a teoria marxista, assinale a opção correta.
Respostas
Olá!
Parece que você esqueceu as alternativas.
a) Para o marxismo, a educação é considerada um problema individual, sujeito a um processo de aperfeiçoamento espiritual.
b) Na obra “Manifesto do Partido Comunista”, Marx e Engels apresentam os fundamentos de um movimento de luta contra o capitalismo e defendem a construção de uma sociedade sem classe e sem Estado.
c) Para Marx e alguns estudiosos do marxismo, a educação não está em primeiro plano, pois não é um meio de combater ideologias dominantes, ainda que arbitrárias.
d) Originada das contribuições do marxismo, a pedagogia histórico-crítica compreende a educação como modo de adequar as necessidades individuais ao meio social, devendo retratar a vida cotidiana para promover real aprendizagem, desenvolvendo experiências que permitam ao educando promover a própria educação.
e) A vertente profissional de intenção de ruptura, marcada pelo marxismo, não questionou o conservadorismo no serviço social e os valores dele derivados.
Agora podemos responder corretamente.
A alternativa B é a que melhor se aplica como correta. Na obra “Manifesto do Partido Comunista”, Marx e Engels apresentam os fundamentos de um movimento de luta contra o capitalismo e defendem a construção de uma sociedade sem classe e sem Estado.
Bem, o manifesto comunista foi desenvolvido como uma forma de organizar o partido proletário, ou seja, foi na difusão dessas reflexões sob o manifesto que Marx visava a superação da sociedade burguesa / capitalista.
Deste modo, essa noção se dava com foco principal na criação da sociedade comunista, pois Marx ligava o estado a burguesia e ao capitalismo consequentemente, como forma de dominação do indivíduo.
Até mais!