Respostas
A civilização Inca tinha um governo monárquico e teocrático, onde a autoridade máxima era “o Inca”, assessorado pelo Conselho Imperial. O estado inca foi dividido em 4 Suyos, e cada Suyo esteve a cargo de um Tucuy ricuy ou Ticui ricoj, que atuava como uma espécie de governador de território. O poder no Império inca era exercido na seguinte ordem.
O Inca foi a autoridade máxima do império, os imperadores incas se lhes atribuía uma origem divina, e títulos de sapan inca: como “divino inca” e “único inca.”
O Conselho Imperial foi o ente máximo, dedicado por completo a assessoria do Inca, foi composto por 8 pessoas.
Os Governadores dos Suyos (Suyuyuq), eram quatro os governantes de cada um deles.
O príncipe herdeiro (auqui). A tradição do auqui foi instaurada pelo inca Pachacuti, fundador de Machu Picchu, e Túpac Yupanqui foi o primeiro auqui.
O sumo Sacerdote do império (Willaq Uma).
Os Amautas ou mestres (hamawt’a).
O general do exército imperial (Apuskipay).
O núcleo da estrutura social e política dos incas era o ayllu ou clã, grupo tribal cuja chefia era confiada ao membro mais velho. Cada ayllu destinava dez homens ao serviço militar, ao cultivo das terras e ao trabalho nas minas e na construção de obras públicas. Reunidos, os ayllus formavam distritos, que integravam as quatro regiões em que se dividia o império, os suyus, governados por apos, pertencentes à nobreza