Respostas
A situação da água no Brasil é um pouco mais confortável que em outros países em termos de disponibilidade. O nosso país dispõe de 12% da água doce disponível mundialmente. E mesmo com toda essa abundância a população sofre, pois, a distribuição é feita de modo irregular.
Conforme dados levantados pelo Instituto Trata Brasil, a Amazônia tem a menor concentração populacional e dispõe de 80% a água superficial existente e o Sudeste com maior concentração dispõe de somente 6% desse recurso.
Em algumas regiões do Brasil, o crescimento populacional desordenado pode influenciar indiretamente na situação da água no Brasil. Em algumas regiões o crescimento acelerado aumentou a gravidade de alguns problemas já existentes, pois o investimento em infraestrutura geralmente não segue o ritmo de crescimento populacional.
Esse crescimento foi incentivado pela instalação de grandes empreendimentos econômicos. Que atraíram milhares de pessoas e sem um planejamento urbanístico eficiente os problemas de sustentabilidade surgiram e não se resolveram até hoje. Podemos exemplificar a cidade de São Luís.