3. Leia o texto a seguir, trecho de uma reportagem. Bastidores da criação conjugam o verbo “deletar” m frente de um computador, escritores preferem apagar os caminhos que os conduziram ao texto final l—J a informatização da produção literária deve extinguir em breve as charmosas edições de manuscritos, cartas e toda a sorte de documentos que costumam cercar um escritor que passa para a posteridade. As cartas de Zelda e Scott Fitzgerald. os manuscritos que detalham o processo de Viiuuja. Patrícia. O £slado dc S. Paub. 11 jun. 2006. criação de Guimarães Rosa até chegar à perfeição de Grande Sertão: Veredas, a correspondência entre os modernistas de 1922, para citar alguns exemplos, não existiriam hoje, quando quase não se escreve à mão e as conversas são eletronicamente digitadas e apa gadas quando a caixa de e-mails fica lotada. a) Qual é o sentido, no contexto da reportagem, de “conjugar o verbo detetar"? b latino nitíT' dtTaçâ0 Sufix,al d0 emPréstimo detete (do inglês, originado do radical Uitmo delere). contribui para o efeito expressivo do título da reportagem. Explique. C 'Tíém, é USad° em contexlos nâ0 virtuai5- em conversas cotidianas informais. Que sentido ele tem. nesse caso? Dê um exemplo.
Respostas
A - Conjugar um verbo nada mais é que usá-lo em diversos contextos, no caso da reportagem o sentido dado é que os escritores apagam as versões intermediárias de suas obras, assim como eventualmente apagam as correspondências que fizeram no processo de escrita do livro.
B - O termo cria um efeito expressivo tanto por ser uma expressão estrangeira, que é estranha ao uso natural da língua e gera curiosidade, efeito que também é reforçado por ter um sentido de destruição de algo, de modo que queremos saber do que se trata.
C - Em contextos não virtuais o verbo deletar muitas vezes faz relação a algum evento do universo virtual (apagar alguém de uma rede social, por exemplo), mas hoje em dia pode querer dizer apagar ou remover algo em qualquer contexto, como, por exemplo, quando uma mãe fala para um filho que irá "deletar a preguiça" para que ele vá arrumar o seu quarto.