2. Leia o texto a seguir, trecho introdutório de uma entrevista publicada em um site de notícias. [Jhiago Martins:] “Se o agressor é rico, é pitboy; se pobre e bandido” ’ [O ator] Thiago Martins, 22 anos, tem provocado tanta raiva como o pitboy Vinícius, [da novela] Insensato Coraçáo, que por pouco nâo apanha na rua. Umas senhoras me confundiram com o personagem e quiseram me bater de bengala’, conta. [...] SÍSTa“' 1 ?ispon,vel cm: C3%A9-pitboy-sc-%C3%A9-pobre-%C3%A9-bandido-1.29247> Acesso cm: 23 nov. 2012. 3) Que rèlaçá^ó Lea?abeleCe Uma rel3Çà° ^ ° SÍ8nificado das PalavrasPítboY e W/tfo. b) Explique a formação da palavra pitboy e o seu significado. c) Que critica está contida na frase do ator Thiago Martins, reproduzida no título do texto?
Respostas
A - A relação estabelecida é que as duas coisas são diferentes e o termo bandido carrega uma carga pejorativa mais pesada que a do termo pitboy, razão pelo qual ele é reservado para os pobres, enquanto que os "baderneiros" de classe mais alta recebem a alcunha de pitboy.
B - O termo mistura as expressões playboy, que serve para designar um jovem de classe alta, e pitbull, uma raça de cães que ficou com a fama de tender à violência, de modo que um pitboy é um jovem de classe alta que se comporta de maneira violenta.
C - A crítica contida é que os tratamentos sociais para comportamentos semelhantes são diferentes, o que esclarece a existência de diferenças de classe que ainda persistem dividindo a vida de modo que a lei, na prática, não funciona do mesmo modo para todos os homens, como quer a nossa Constituição.