• Matéria: Sociologia
  • Autor: lucianasalvatopb07ks
  • Perguntado 8 anos atrás

Para Emile Durkheim a religião e suas cerimônias cumprem um papel social ao colocar várias pessoas coletivamente em uma celebração. O interesse do sociólogo pela religião séria por ela apresentar vários rituais simbologias, e dos efeitos que cada uma delas afeta os indivíduos tanto socialmente como emocionalmente. Relacione a imagem a teoria do Fato Social e: A) As religiões e suas práticas presentes nas consciência coletiva, se caracterizam como um fato social, de acordo com esse teórico. A partir do que se estudou, relacione o conhecimento sobre a teoria de Durkheim, com as religiões que você conhece e descreva as três características dos fatos sócias apontando as mesmas nas práticas religiosas.

Anexos:

Respostas

respondido por: Matheusieti
4

Olá!


Bem, para Durkheim a religião soam como uma válvula de escape para o indivíduo crer em algum soberano, sendo a partir disso que a dominação carismática atua, indo pela devoção afetiva da pessoa para uma divindade e seus dotes sobrenaturais, através da crença.


Em segundo lugar, a ação dos representantes religiosos sobre os indivíduos que estão baseando sua fé nessas crenças, e, por fim, a legitimidade utilitarista do líder religioso por seus seguidores, que estabelecem uma lealdade de tipo pessoal.


Até mais!

Perguntas similares