A metodologia tradicional englobava a organização do ensino, o planejamento das aulas e os objetivos de ensino. A matéria podia ser acompanhada nos livros didáticos e para garantir a aprendizagem solicitava-se a prática de exercícios que o aluno praticava sozinho para efetivar a aprendizagem.
Com base nessa informação, analise as asserções abaixo:
I- Essa prática era suficiente para a aprendizagem. E, mesmo que não fosse, na abordagem tradicional, a ênfase no ensinar, não obrigava necessariamente em aprender.
PORQUE
II- A reprodução dos conteúdos feita pelo aluno de forma automática e sem variações, na maioria das vezes era considerada como um poderoso e suficiente indicador de que houve a aprendizagem.
A respeito dessas asserções, é correto o que se afirma em:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Olá!
A alternativa A é a que melhor se aplica como correta.
Partindo deste ponto, fica claro notar que o ensino tradicional tinha como foco principal a exposição verbal por parte do professor e a preparação do aluno para as avaliações.
Deste modo, parte das características estão atreladas a resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos, pois caso esse aluno não consiga resultados positivos na avaliação ele deverá refazer os exercícios até acertar, sendo uma medida que põe o professor como pilar em sala aula e o aluno apenas como receptor.
Até mais!
Alternativa 4 é a correta. A primeira acertiva é falsa porque na abordagem tradicional era obrigado a aprender mesmo que "decorando" as repostas e mostrando que saibia através de questionarios e testes. Sendo a segunda acertiva correta, porque a reprodução dos conteudos era um idicador suficiente que o aluno havia aprendido.