Respostas
Também chamado de refluxo gastroesofágico, é considerada como doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esófago, ao invés de seguir o fluxo normal da digestão.
Causas: o ácido estomacal insuficiente onde deixa a digestação mais demorada; a hérnia de hiato; a gravidez; o excesso de peso, com agravante para quadros de obesidade; o ato de fumar cigarros; alguns medicamentos, como o ibuprofeno, relaxantes musculares, certas prescrições de pressão arterial e aspirina; infecção por H. pylori causa cancêr de estômago; exercícios físicos excessivos; deficiência de magnésio.
Sintomas: azia; gosto amargo na boca; tosses; boca seca; irritação da gengiva com sensibilidade e sangramento; mau hálito; regurgitação de ácido ou alimentos; inchação após as refeições e durante o surgimento dos sintomas; náuseas; vômitos; fezes pretas; dificuldade em engolir; perda de peso; desconforto ao dobrar o corpo; queimação no estômago podendo chegar à garganta; dores no estômago, laringe e ou faringe; arrotos; indigestão; irritação crônica da garganta.