Respostas
Por exemplo, a carência de vitamina A provoca a xeroftalmia (olhos secos); a falta de vitamina B1 provoca a beribéri (tremedeira); a pelagra (rigidez e descamação da pele), é ocasionada falta de vitamina B3; a anemia perniciosa (resistente ao tratamento com ferro), ocorre pela falta de vitamina B12; o escorbuto, pela falta de vitamina C; o raquitismo infantil e osteomalacia nos adultos são doenças geradas pela carência de vitamina D.
B2
Manifestações de carência: muito raras. Podem aparecer em gestantes, nos esportistas de alta performance ou em doenças digestivas que alterem a sua absorção. As primeiras manifestações de carência são inflamações da língua, rachaduras nos cantos da boca, lábios avermelhados, dermatite seborréica da face, tronco e extremidades, anemia e neuropatias. Nos olhos, pode surgir a neoformação de vasos nas conjuntivas, além de catarata. As carências de vitamina B2 costumam acompanhar a falta de outras vitaminas.
B6
Manifestações de carência: são muito raras, são lesões seborréicas em torno dos olhos, nariz e boca, acompanhadas de glossite e estomatite. Quanto ao sistema nervoso, a carência de vitamina B6 pode provocar convulsões e edema de nervos periféricos, havendo suspeitas de que possa provocar a síndrome do túnel carpiano. Distúrbios do crescimento e anemia são atribuídos à carência de vitamina B6.
B12
A carência de vitamina B12 é comum em pessoas operadas do estômago quando foi retirada a parte que produz o fator intrínseco responsável pela absorção da vitamina B12. São propensos a apresentarem manifestações de falta de vitamina B12 os vegetarianos restritos (que não ingerem carnes, ovos, leite e seus derivados), os portadores de parasitoses intestinais, as pessoas operadas do pâncreas, os portadores de doenças inflamatórias crônicas dos intestinos e os idosos.
Vitamina K
Manifestações de carência: em adultos, é extremamente rara e pode ser a conseqüência de doenças em que exista má-função do fígado, má-absorção intestinal, alterações da flora intestinal (uso prolongado ou intensivo de antibióticos) ou desnutrição. A carência manifesta-se por tendência ao sangramento.
C baixa na imunidade e escorbuto
D problemas na calcificação dos ossos
K Problemas na coagulação sanguínea, controle osmótico e perda gradual da sinapse nervosa
Comp. B Cansaço extremo, queilose, disturbios hormonais