1- Faça uma síntese da concepção de Sócrates / Platão sobre a relação corpo - espírito.
2 - De seu ponto de vista, a concepção socrática - platônica tem adeos ainda hoje? Justifique
Respostas
Boa tarde!
Para Sócrates e Platão a concepção e alma era bem distinta, sendo que par o primeiro, alma era considera um presente de Deus, um dom divino do qual deveríamos usufruir, e a segunda era considerada como um campo racional de ideias.
Ainda assim, Platão fazia uma divisão distinta de alma em três partes: sendo alma racional, ou alma cabeça que controlaria as outras duas almas, alma passional ligada à coragem e ao coração, alma apetitiva, aquela que busca satisfações carnais.
Hoje em dia existem muitos adeptos socráticos que acreditam que alma é um presente divino, sendo esta uma aceitação praticamente universal.
Porém, existem aqueles que ainda consideram-na como algo racional, ligada apenas ao campo das ideias.
1 - Para Platão o ser humano é formado por uma dualidade corpo-espírito onde o corpo acaba servindo como empecilho na busca do conhecimento ao qual o espírito tanto almeja.
2 - Sim, pois quando as religiões de matriz cristã afirmam a necessidade de superar as vontades do corpo (o pecado) para a ascensão ao paraíso, fazem referência direta a teoria platônica de que a verdadeira virtude está em não se deixar persuadir pelo material, pois além desses há valores universalmente válidos.