Respostas
A economia do país concentrava-se no Nordeste, mas entre as décadas de 1940 e 1950, a industrialização se concentrou em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Isso fez com que o emprego urbano crescesse nessas regiões e, por conseguinte, as leis trabalhistas começaram a ser instituídas nesses centros urbanos. Portanto, percebe-se que a região Sudeste torna-se atrativa, principalmente aos nordestinos.
Já no período de 1960 a 1970, ocorreu a construção de Brasília e a Revolução Verde (transgênicos, a soja foi adaptada para ser cultivada no Cerrado), que resultaram em um aumento de migrações para o Centro-Oeste. Alguns chamam esse período de "grande ocupação do Centro-Oeste".
Por fim, entre 1980 e 2000, surgiram as cidades médias (cidades que não são capitais, mas que proporcionam boa qualidade de vida). Esse período ficou marcado pela migração de retorno, isto é, nota-se um retorno à região Nordestina. O cultivo da soja alavancou a agropecuária, que se expandiu em direção ao bioma amazônico e, portanto, teve papel no aumento migratório rumo às regiões Norte e Nordeste.
Espero ter ajudado!