Respostas
Quando um atleta é flagrado pelo exame do antidoping, ele tem o direito de argumentar, porém se for comprovado o uso de substâncias ilícitas é punido de acordo com o que foi administrado. A mais comum das penalidades, é a suspensão do atleta na competição, podendo variar de três meses a dois anos. Em esportes coletivos, a pena varia de acordo com a federação responsável.
Os efeitos colaterais incluem tonturas, dores de cabeça, insônia, mal estar, cansaço fácil e, principalmente a dependência da droga, que quase sempre evolui para drogas mais potentes e mais perigosas.
As formas de doping podem ser divididas nas seguintes categorias:
-Estimulantes psicomotores: anfetaminas e moderadores de apetite;
-Aminas Simpaticomiméticos: estimulando o sistema nervoso central;
-Esteroides Anabólicos: por exemplo substâncias derivadas da testosterona;
Entretanto os atletas que buscam grande melhora de performance, rápido da aumento massa e da força, acabam por usar doses elevadas, algumas vezes com exagero. A dopagem acontece com grande frequência, naqueles com preocupação voltada para a melhora dos resultados no esporte. Porém estas substâncias ilícitas são proibidas não apenas por proporcionar vantagens ao atleta, mas também pelos riscos que podem causar a saúde de um indivíduo.