36. (Enem) Uma nova preocupação atinge os profissionais que trabalham na prevenção da Aids no Brasil. Tem-se observado um aumento crescente, principalmente entre os jovens, de novos casos de Aids, questionando-se, inclusive, se a prevenção vem sendo ou não relaxada. Essa temática vem sendo abordada pela mídia: “Medicamentos já não fazem efeito em 20% dos infectados pelo vírus HIV. Análises revelam que um quinto das pessoas recém-infectadas não haviam sido submetidas a nenhum tratamento e, mesmo assim, não responderam às duas principais drogas anti-Aids. Dos pacientes estudados, 50% apresentavam o vírus FB, uma combinação dos dois subti- pos mais prevalentes no país, F e B”. (Adaptado de: Jornal do Brasil, 2 out. 2001.) Dadas as afirmações acima, considerando o enfoque da prevenção, e devido ao aumento de casos da doença em adolescentes, afirma-se que: I. o sucesso inicial dos coquetéis anti-HIV talvez tenha levado a população a se descuidar e não utilizar medidas de proteção, pois se criou a ideia de que esses remédios sempre funcionam. II. os vários tipos de vírus estão tão resistentes que não há nenhum tipo de tratamento eficaz e nem mesmo qualquer medida de prevenção adequada. III. os vírus estão cada vez mais resistentes e, para evitar sua disseminação, os infectados também devem usar camisinhas e não apenas administrar coquetéis. Está correto o que se afirma em: a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.
Respostas
Olá!
Podemos afirmar que a afirmativa 1 está correta, diante da possibilidade de descuido da doença ser grande conforme e sua cura passe a ser descoberta.
Pode-se dizer também que a alternativa 2 é falsa. O vírus pode ser evitado sim pelo método contraceptivo de barreira chamado camisinha, além da não reutilização de seringas.
A alternativa 3 é verdadeira. Por conta da resistência de vírus novos, o perigo da doença e a necessidade de encontrarmos a cura apenas aumenta.
Logo, afirmativa correta é a letra c) I e III, apenas.
Resposta: C - I e III apenas.
Com relação à afirmativa II, primeiro podemos dizer que nem o vírus e nenhum ser vivo cria resistência a algum medicamento, pois essa afirmação está de acordo com a teoria de Lamarck, que não está correta. Na realidade, o medicamento mata os mais fracos, deixando os mais fortes vivos e esses se reproduzem gerando uma nova população de seres fortes.
O tipo de prevenção é o sexo protegido, com uso de camisinha como principal forma de evitar a transmissão de HIV e outras DSTs. Com a camisinha não há qualquer ação medicamentosa em risco, mas sim a impossibilidade de contato.