71. (Enem) Define-se genoma como o conjunto de todo o material genetico de uma espécie, que, na maioria dos casos, são as moléculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma - medido pelo numero de pares de bases (pb) -, o número de proteínas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe, como mostra a tabela a seguir. Disponível em: e . De acordo com as informações do texto: a) o conjunto de genes de um organismo define o seu DNA. b) a produção de proteínas não está vinculada à molécula de DNA. c) o tamanho do genoma não é diretamente proporcional ao número de proteínas produzidas pelo organismo. d) quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma. e) genomas com mais de um bilhão de pares de bases são encontrados apenas nos seres vertebrados.
Respostas
Olá!
De acordo com as informações apresentadas no gráfico, não existe uma relação proporcional entre o tamanho do gene e quantidade de proteínas sintetizadas.
Desta forma, esta afirmação se reitera pelo fato de que uma grande parcela dos genes é tida como "inativa", possuindo função apenas estrutural, não conferindo papel de síntese proteica, explicando o porquê de células com um número muito alto de genes não produz a mesma quantidade de proteínas.
Resposta, c) o tamanho do genoma não é diretamente proporcional ao número de proteínas produzidas pelo organismo.
Resposta:
C
Explicação:
O DNA de um organismo é definido pelo número e pela sequência de pares de bases (pb).
Em todo o DNA, há sequências codificantes (genes) e não codificantes. Um organismo que apresenta maior quantidade de pb não necessariamente apresenta maior número de proteínas, pois é possível que apresente uma região não codificante maior que a de outro organismo com menor número de pb, mas com maior região codificante que comanda a síntese de proteínas, como é o caso, por exemplo, do arroz e do camundongo ou do homem. A tabela também mostra que a complexidade do organismo não está necessariamente relacionada à quantidade de pb, pois o arroz, assim como os vertebrados, apresenta bilhões de pb.