• Matéria: Biologia
  • Autor: ceciliape7175
  • Perguntado 8 anos atrás

69. (Enem) 0 metabolismo dos carboidratos é fundamental para o ser humano, pois a partir desses compostos orgânicos obtém- -se grande parte da energia para as funções vitais. Por outro lado, desequilíbrios nesse processo podem provocar hipergli- cemia ou diabetes. O caminho do açúcar no organismo inicia* -se com a ingestão de carboidratos, que, chegando ao intestino, sofrem a ação de enzimas, “quebrando-se” em moléculas menores (glicose, por exemplo), que serão absorvidas. A insulina, hormônio produzido no pâncreas, é responsável por facilitar a entrada da glicose nas células. Se uma pessoa produz pouca insulina, ou se sua ação está diminuída, dificilmente a glicose pode entrar na célula e ser consumida. Com base nessas informações, pode-se concluir que: a) o papel realizado pelas enzimas pode ser diretamente substituído pelo hormônio insulina. b) a insulina produzida pelo pâncreas tem um papel enzimá- tico sobre as moléculas de açúcar. c) o acúmulo de glicose no sangue é provocado pelo aumento da ação da insulina, levando o indivíduo a um quadro clínico de hiperglicemia. d) a diminuição da insulina circulante provoca um acúmulo de glicose no sangue. e) o principal papel da insulina é manter o nível de glicose suficientemente alto, evitando, assim, um quadro clínico de diabetes.

Anexos:

Respostas

respondido por: viniciusrm19
25

Olá!


De acordo com o texto, pode-se perceber a funcionalidade do hormônio insulina secretado pelas células beta do pâncreas, sendo um hormônio hipoglicemiante.


Dessa forma, sua função é aumentar a capacidade de absorção de glicose pelas células.

Todavia, em individuos que apresentam uma grande resistência à insulina, por produzir pouco ou não produzi-la (como no caso dos diabéticos), o resultado é um maior nível de glicose circulante, podendo apresentar quadros de hiperglicemia.


Resposta, d) a diminuição da insulina circulante provoca um acúmulo de glicose no sangue.

Perguntas similares