Respostas
Os Cogumelos são fungos superiores pertencentes aos filos Ascomycota e Basidiomycota. Na verdade o nome cogumelo refere-se a uma parte do corpo do fungo, seu corpo frutífero, formada por várias hifas que crescem para o alto e produz esporos (basidiósporos). Esses esporos são invisíveis a olho nu e se espalham com o vento, com a água ou até mesmo agarrados ao corpo de animais. A frutificação pertencente nestes fungos é a estrutura de reprodução sexuada e possui variadas formas e cores.
Os cogumelos são incapazes de sintetizar matéria orgânica e são desprovidos de clorofila (aclorofilados), o que os impedem de realizar a fotossíntese. Por isso, são chamados de seres heterotróficos, ou seja, não possuem capacidade de produzir seu próprio alimento. Assim como todos os fungos, os cogumelos alimentam-se por absorção.
Possui um conjunto de filamentos de células, chamadas hifas, que podem ser ramificadas e ter comprimentos variados. O conjunto das hifas é o micélio, que desempenha importantes funções como a sustentação e absorção de nutrientes.
Os fungos se reproduzem através dos esporos. Um esporo é basicamente uma célula envolvida por um revestimento protetor (parede celular), a partir da qual se pode desenvolver um novo organismo.
Depois da fusão de hifas compatíveis, o micélio produzido pode se desenvolver de forma ligeira. Fatores como temperatura e umidade proporcionam condições adequadas para o micélio dar origem aos cogumelos, que produzem esporos.
Todos os fungos pluricelulares são constituídos por filamentos microscópios ramificados. Dentre eles, destaca-se o grupo dos basidiomicetos que são conhecidos por: cogumelos-de-chapéu. A área vegetativa geralmente é subterrânea que consiste num micélio. A parte aérea, apresenta o corpo de frutificação estrutura que quando apresenta condições favoráveis, brota a parte vegetativa. O corpo de frutificação abriga várias hifas férteis que são chamadas de basídios. Cada um deles produz quatro basidiósporos e após eliminados podem germinar e originar novos micélios.