Respostas
O sistema digestório é fundamental para que nosso organismo receba os nutrientes que precisa. Ele é responsável pelo processamento dos alimentos em nosso corpo. Ele irá receber a comida ingerida, transformá-la e captar o que é importante para o organismo. O que não for, ele irá expelir do corpo pelo ânus.
A digestão pode ser compreendida desde os dentes, pois eles auxiliam no corte dos alimentos. A língua também ajuda no processamento e deglutição, fazendo com que o alimento se misture com a saliva e vá para a faringe.
Os alimentos mastigados passam pela faringe, um tubo que leva os resíduos até o esôfago. Continuando a passagem, o esôfago, com suas contrações involuntárias – os chamados movimentos peristálticos – transporta os alimentos até o estômago. Esses movimentos peristálticos fazem parte da digestão mecânica do alimento. Uma válvula chamada cárdia regula a passagem.
Já no estômago é produzido o suco gástrico, líquido ácido que ajuda na digestão. Misturado com os alimentos, cria-se um bolo alimentar ácido.
Quando chega ao intestino delgado, este bolo ácido, chamado quimo, vai para o duodeno. O duodeno é uma das partes do intestino delgado, que é composto por mais duas outras: jejuno e íleo.
O jejuno e íleo são os responsáveis por absorver os nutrientes. As fibras e parte da água não absorvidas vão para o intestino grosso.
O intestino grosso, que também é dividido em três – seco, cólon e reto –, absorve os nutrientes e a água, levando-os para a corrente sanguínea que irá distribuí-los para as células do corpo.
A última etapa é o reto, que fica com o que não foi digerido no processo de digestão, deixando as fezes armazenadas para que o ânus as jogue fora.
Com relação aos órgãos anexos digestórios, temos:
•Língua
•Dentes
•Fígado
•Glândulas salivares
•Pâncreas
•Vesícula biliar
SE GOSTOU DEIXE SEU OBRIGADO E CINCO ESTRELAS!!