Respostas
Um dos aspectos mais importantes dentro da ecologia é o estudo da sustentabilidade. Isso porque as pessoas não podem saber com certeza se uma determinada ação é sustentável até que elas entendam como a atividade influencia no ambiente natural. Outra questão delicada é o desequilíbrio dos ecossistemas por conta de ações humanas, tais como o descarte incorreto de lixo ou a remoção de árvores e animais.
Vale destacar que a conservação ecológica depende diretamente da criação de técnicas e materiais que protejam a terra, água, planta, ar e a vida de modo geral. E o desenvolvimento dessas alternativas sustentáveis, que não agridem ou afetam a sobrevivência e o modo de vida das gerações futuras, é justamente um produto de diversos estudos e pesquisas conduzidas por ecologistas de todo o mundo.
A educação da população acerca dos conceitos de ecologia é outro fator essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. Isso significa investir não apenas em conscientização, mas na disponibilização alternativas menos prejudiciais para o ambiente e de meios para que as pessoas possam descartar corretamente seu lixo, entre outros incentivos à sustentabilidade
Já no que diz respeito à energia, é necessário apostar em fontes renováveis e mais limpas, já que elas diminuem e muito o consumo dos combustíveis fósseis. Entre elas devemos destacas a energia eólica, hidráulica e geotérmica. Esse tipo de ação permite não só diminuir a própria poluição dos ares, causada principalmente por conta da atuação de grandes fábricas e indústrias, mas também preserva os recursos minerais da nossa natureza.
Os benefícios da prática sustentável
Nos dias de hoje, muitas são as empresas e demais instituições que já notaram a responsabilidade que tem em mãos quando o assunto é responsabilidade. Por conta disso, é necessário atentar para a conscientização das empresas, que devem apostar na reciclagem de resíduos, a diminuição de lixo, o reaproveitamento de recursos naturais como é o caso da própria água, a economia com a energia (que preferencialmente deve ser de fonte renovável) e diversas outras ações.
Além disso, as atitudes pessoais também devem ser valorizadas, já que qualquer um pode fazer a sua parte, atuando na preservação dos recursos naturais, realizando a coleta do lixo, economizando energia e água e outros.