• Matéria: Português
  • Autor: ledasoaresimbpbjs5u
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia a seguir uma composição do poeta Manuel Bandeira: ​Debussy ​Para cá, para lá... Para cá, para lá... Um novelozinho de linha... Para cá, para lá... Para cá, para lá... Oscila no ar pela mão de uma criança (Vem e vai...) Que delicadamente e quase a adormecer o balança - Psio... - Para cá, para lá... Para cá e... - O novelozinho caiu. BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1966. ​A leitura do texto de Manuel Bandeira permite observar que os versos não têm a mesma métrica, são livres, e não têm rimas, são brancos; porém, ainda assim, há um ritmo presente no poema. Esse ritmo é obtido:

Respostas

respondido por: julianatstferna
25

Alternativa 5:

pela repetição de palavras com ideia de movimento, como ocorre nos primeiros versos.

respondido por: thaynnaba
21

Sobre o texto do enunciado temos que a o ritmo do mesmo é obtido por meio da repetição de palavras com ideia de movimento, como ocorre nos primeiros versos.

Nesse aspecto, o recurso da musicalidade pode ser encontrado em diversas obras literárias como forma de possibilitar assim uma maior dinamicidade a música.

Além disso, ainda possibilita uma maior interação com o leitor em que o mesmo ao ler o texto identifica esses aspectos musicais.

Assim, a repetições de palavras iguais ou parecidas com sílabas simples levam a questão da musicalidade.

você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/19664068

espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas similares