RELATO SOBRE O FILME "TEMPOS MODERNOS"
1) Em que época se passa o filme "Tempos Modernos"
2) Onde Carlito foi trabalhar? Como era feita a divisão do trabalho
3) Qual era o objetivo da "máquina de alimentar"
4) Como o funcionário era tratado? Ele tinha consciência sobre o que estava produzido?
5) Por que Carlito surta no trabalho?
6) Diferencie as características da produção do lugar onde Carlitos trabalha da produção artesanal:
7) Por que Carlitos foi preso?
8) Carlitos tinha uma vida estável? Por quê?
9) Ao final, Carlitos descobre qual era sua verdadeira vocação, qual era?
Respostas
1. Se passa no início do século XX, na época da Revolução Industrial, onde a produção artesanal foi substituída pela produção em série, o que criou o contexto perfeito para a aplicação das primeiras Teorias da Administração, no filme sendo abordado criticamente as principais abordagens do taylorismo.
2. Em uma indústria, no qual é um operário que trabalha em uma linha de montagem apertando parafusos, em razão da quantidade excessiva de exercícios repetitivos, Carlitos, mesmo fora da função industrial, continua efetuando movimentos como se estivesse apertando os parafusos na linha de montagem. A divisão de trabalho é feita através do Taylorismo e o Fordismo que são modelos de produção baseados na divisão do trabalho, ou seja, cada operário fica responsável por uma etapa do processo produtivo. A produção em massa deve ser realizada no menor tempo possível, a repetição de exercícios por parte do operário causa a alienação do mesmo.
3. Não parar produção de trabalho, nem na hora do almoço.
4. O funcionário é tratado de maneira desumana, pois tinha uma carga horária altíssima, um salário baixo e pouco tempo de descanso dentro do trabalho, além de condições de trabalho precárias.
5. Por causa do trabalho abusivo.
6. (NÃO CONSEGUI ACHAR)
7.Por ter sido confundido com um manifestante que lutava pelos direitos do trabalhador, por isso foi acusado de comunista e foi decretada sua prisão, visto que naquela época havia uma caça a qualquer um que tivesse ideais de esquerda.
8. (NÃO CONSEGUI ACHAR)