Uma fábrica opera com uma esteira rolante de velocidade constante, com função de levar os produtos ate os maquinários específicos. Cada maquinário fica a uma distância de 10m um do outro.
Sabendo que o tempo que o produto deve levar entre os maquinários é de 20 segundos, um engenheiro escreve a equação horaria da posição da esteira com o produto partindo da primeira maquina que fica a uma distância de 5 m do inicio dela.
A equação descrita pelo engenheiro esta representada na alternativa:
A)S = 5 + tB)S = 5 + 0,5tC)s = 10 + tD)s = 10 + 0,5tE)S = 20 + t
Respostas
Olá!
A equação horária do espaço permite localizar um objeto, em qualquer instante, que se movimenta com velocidade constante, desde que conheçamos o espaço inicial e sua velocidade, portanto descreve características do Movimento Uniforme.
Para montar a equação horária da posição da esteira, o engenheiro precisa do espaço inicial (distância do início da esteira até a primeira máquina que vale 5 metros) e relacionar a distância entre duas máquinas consecutivas, que é 10 metros, com o tempo que o produto leva para passar entre duas máquinas que é 20 segundos, de forma a descobrir a velocidade:
V=
V=
V= 0,5 m/s.
Então, só colocar os valores na equação:
S = So + V * t
onde:
So = espaço inicial
V= velocidade
Logo:
S = 5 + 0,5 * t
Portanto, a alternativa correta é a letra B.