Na visão econômica liberal existe a crença de que as distorções que venham a atingir a atividade econômica serão naturalmente corrigidas por uma espécie de “mão invisível” que, movida pela oferta e pela procura, em um ambiente de livre iniciativa, reequilibra o estado das coisas. Contudo, Você já estudou sobre as origens e a natureza do mercado, assim como as vantagens que os economistas liberais atribuem à livre concorrência. Contudo, no mundo real, a experiência parece mostrar que a liberdade aplicada em excesso muitas vezes leva ao surgimento de oligopólios, trustes e carteis.
Sobre este aspecto, identifique entre os exemplos hipotéticos abaixo situações que estejam relacionadas com as figuras dos oligopólios, trustes e carteis.
Respostas
Olá!
O liberalismo pode ser concebido como uma intervenção estatal mínima nos setores da economia. Por mais que muita gente defenda essas causa ela tem algumas consequências como a formação de oligopólios que são verdadeiros monopólios que dominam o mercado e constroem uma concorrência desleal.
Os mais conhecidos oligopólios são os trustes e carteis.
Os trustes ocorrem quando várias empresas que, em tese, são concorrentes, na verdade pertencem a mesma empresa, formando uma única grande empresa que domina boa parte do mercado.
Os carteis são quando várias empresas do mesmo setor combinam de praticar o mesmo preço, acabando com a concorrência. É muito comum essa prática em postos de gasolina.
Espero ter ajudado!
Resposta: qual a resposta???
Explicação: