Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre a Ação Integralista Brasileira (AIB), movimento político da década de 1930. ( ) Tentou um golpe de estado, em 11 de maio de 1938, contra o governo Getúlio Vargas, no episódio conhecido como "Intentona Integralista". ( ) Foi fundada em 1932, por Plínio Salgado, e tinha por base ideológica o socialismo democrático e o internacionalismo. ( ) Era profundamente nacionalista e rejeitava tanto o liberalismo econômico quanto o comunismo, inspirando-se nos partidos da extrema-direita europeia de então. ( ) Reorganizou-se, após o fim do Estado Novo, no Partido Trabalhista Brasileiro (B). A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Respostas
Vamos analisar cada alternativa por vez para poder estabelecer a sequência correta ao final:
1) Verdadeira, embora o evento seja melhor conhecido pelo termo Levante Integralista.
2) Falsa. A Ação Integralista Brasileira (AIB) era uma organização de caráter fascista, tendo portanto por bases um nacionalismo exacerbado e um anti-comunismo declarado.
3) Verdadeira, conforme já mencionado na afirmação anterior.
4) Falsa. Após o Levante Integralista, a maior parte dos membros do partido foi presa ou exilada. O PTB seria fundado por Getúlio Vargas já na década de 1940.
A sequência correta de preenchimento é, portanto, V - F - V - F.
Resposta:
Alternativa correta letra E) V – F – V – F.
Explicação:
A questão trata da Ação Integralista Brasileira (AIB), movimento político da década de 30. A primeira afirmação é verdadeira, pois, de fato, a AIB tentou, via golpe de Estado, a deposição de Getúlio Vargas e a tomada de poder. Este fenômeno ficou conhecido como “Intentona Integralista”. A segunda afirmação é falsa, pois a AIB, fundada em 1932, não tinha como base o socialismo democrático e o internacionalismo, mas sim o nacionalismo extremado inspirado nos partidos de extrema-direita da Europa, como apontado na terceira afirmação. Por fim, a quarta afirmação é falsa, pois o PTB consistia em um reduto político do Varguismo, e não dos integralistas.