(UFSC 2010)No processo de conquista da América pelos europeus, a resistência indígena foi uma realidade percebida em todo o continente.Sobre este tema, é correto afirmar que:1) no período da conquista europeia da América, os povos indígenas do continente, com o objetivo de expulsar o invasor, formaram uma unidade que superou conflitos tribais.2) em vários países hispânicos, como Peru, Bolívia e México, a sobrevivência de línguas indígenas pode ser entendida como forma de resistência.4) a presença da Igreja, especialmente através de várias ordens religiosas, dificultou a conquista da América pelos europeus, visto que estas ordens organizaram a população indígena para a resistência.8) ao organizarem o sistema colonial, baseado inicialmente na exploração de ouro e prata, os espanhóis deslocaram grandes contingentes de populações indígenas para o trabalho compulsório, o que comprometeu a produção de alimentos, gerando fome e facilitando a conquista.16) visando conquistar o interior do Brasil ainda desconhecido, os portugueses organizaram o movimento bandeirantista, que tinha a função de aprisionar e escravizar populações indígenas, prática que contou com o apoio dos jesuítas.32) a escravidão indígena revelou-se eficaz nas áreas da grande lavoura de exportação, especialmente devido a fatores tais como: presença em massa de tribos nas áreas litorâneas; adaptação ao regime de trabalho agrícola; pouco valor dos índios cativos, dado o seu grande número.
Respostas
1) no período da conquista europeia da América, os povos indígenas do continente, com o objetivo de expulsar o invasor, formaram uma unidade que superou conflitos tribais.
Falso. Não houve uma unidade entre os povos indígenas locais. Alguns se uniram aos colonizadores, inclusive, sendo beneficiados por tal associação.
2) em vários países hispânicos, como Peru, Bolívia e México, a sobrevivência de línguas indígenas pode ser entendida como forma de resistência.
Correto. As línguas indígenas sobreviveram por conta da resistência de alguns povos que mantiveram seu conjunto linguístico durante gerações.
4) a presença da Igreja, especialmente através de várias ordens religiosas, dificultou a conquista da América pelos europeus, visto que estas ordens organizaram a população indígena para a resistência.
Falso. A Igreja auxiliou na conquista da América. Embora alguns religiosos lutassem pelos direitos dos indígenas, sua presença não foi mais prejudicial do que benéfica.
8) ao organizarem o sistema colonial, baseado inicialmente na exploração de ouro e prata, os espanhóis deslocaram grandes contingentes de populações indígenas para o trabalho compulsório, o que comprometeu a produção de alimentos, gerando fome e facilitando a conquista.
Correto. Os espanhóis provocaram uma crise nas comunidades indígenas, o que facilitou seu domínio.
16) visando conquistar o interior do Brasil ainda desconhecido, os portugueses organizaram o movimento bandeirantista, que tinha a função de aprisionar e escravizar populações indígenas, prática que contou com o apoio dos jesuítas.
Falso. Os jesuítas se opunham à escravização de indígenas e, muitas vezes, enfrentaram os bandeirantes.
32) a escravidão indígena revelou-se eficaz nas áreas da grande lavoura de exportação, especialmente devido a fatores tais como: presença em massa de tribos nas áreas litorâneas; adaptação ao regime de trabalho agrícola; pouco valor dos índios cativos, dado o seu grande número.
Falso. Nas áreas de grandes lavouras e exportação os negros escravizados foram preferidos em detrimento dos indígenas, principalmente por sua força física.
SOMA: 2+8 = 10
Resposta:
na minha a numeração tá diferente
Explicação:
as corretas são apenas as 2)X. e 4)X.
espero ter ajudado