(UFRGS 2016)Leia o segmento abaixo, sobre a história da América Latina no século XX.A Grande Depressão da década de 1930 terminou a demolição do neocolonialismo e energizou movimentos nacionalistas por toda a América Latina. Nos anos após o colapso da Bolsa de Nova York, de 1929, o volume do comércio internacional latino-americano reduziu-se à metade, em um violento espasmo. Com o avanço da década de 1930, ocorreu um importante fenômeno, um efeito colateral positivo do colapso do comércio internacional.CHASTEEN, J. América Latina: uma história de sangue e fogo. Rio de Janeiro: Campus, 2001. p. 187.O segmento faz referência a um importante fenômeno histórico na América Latina.Assinale a alternativa que indica esse fenômeno.A) Industrialização por substituição de importações, modelo econômico que se tornaria predominante na região até os anos 1980.B) Dependência das exportações do setor primário, com a consequente ampliação das monoculturas nos países latino-americanos.C) Desindustrialização local decorrente do colapso do comércio internacional com os Estados Unidos, principais compradores dos manufaturados latino-americanos.D) Adoção de políticas neoliberais, como privatizações de empresas públicas e cortes de gastos sociais, no período subsequente à Grande Depressão.E) Transformação da América Latina na região mais industrializada do globo, a partir do colapso completo das indústrias europeias e norte-americanas, durante a década de 1930.
Respostas
A) Industrialização por substituição de importações, modelo econômico que se tornaria predominante na região até os anos 1980.
Correto. A industrialização por substituição de importações foi fundamental para o crescimento do setor até os anos 1980.
B) Dependência das exportações do setor primário, com a consequente ampliação das monoculturas nos países latino-americanos.
Falso. O setor primário era o mais poderoso da América Latina, não sendo necessário efetivar grandes importações nesta área.
C) Desindustrialização local decorrente do colapso do comércio internacional com os Estados Unidos, principais compradores dos manufaturados latino-americanos.
Falso. Não houve colapso de comércio com os EUA, muito menos a importação americana de manufaturados. Somos nós, latino-americanos, que compramos manufaturados dos EUA.
D) Adoção de políticas neoliberais, como privatizações de empresas públicas e cortes de gastos sociais, no período subsequente à Grande Depressão.
Falso. Embora isso tenha ocorrido, não é desse tema que o texto do enunciado trata.
E) Transformação da América Latina na região mais industrializada do globo, a partir do colapso completo das indústrias europeias e norte-americanas, durante a década de 1930.
Falso. A América Latina não é, nem nunca foi, a região mais industrializada do globo.
ALTERNATIVA (A)
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO