• Matéria: História
  • Autor: Evicelia2620
  • Perguntado 8 anos atrás

(UFPB 2009)Por volta dos séculos X e XI, a organização do espaço feudal da Europa Ocidental começou a ser reconfigurada por transformações de cunho econômico, social, político e cultural, que foram afetando os modos de vida das pessoas. Muitos historiadores denominam o período, até o século XV, de crise do feudalismo.Sobre esse período e os processos de mudanças que o caracterizaram, leia as afirmativas abaixo e identifique as corretas:1) A interrupção da expansão muçulmana no Ocidente europeu possibilitou a retomada da navegação no Mar Mediterrâneo, expan­dindo as atividades comerciais através de rotas que articulavam o Oriente Médio, a Península Itálica e o norte da Europa.2) O crescimento demográfico e do comércio provocou a alta dos preços dos alimentos, desencadeando uma expansão das fronteiras agrícolas, que resultou em alterações ambi­entais, com a derrubada de florestas e a dre­nagem de pântanos.4) O crescimento demográfico afetou o poder territorial da nobreza com a abolição do di­reito do primogênito à herança das terras paternas, beneficiando os demais filhos, o que resultou na fragmentação da proprie­dade feudal.8) O crescimento demográfico e a alta dos pre­ços dos alimentos levaram ao aumento dos tributos pagos pelos servos, implicando na expulsão da população excedente dos feu­dos, que expressou sua insatisfação me­diante assaltos, pilhagens e revoltas.16) O Renascimento Comercial acarretou o cres­cimento de burgos, ao longo de rotas e em lugares de comércio, atraindo os servos, dos feudos para esses núcleos urbanos nas­centes, os quais, todavia, permaneceram sempre dependentes dos senhores feudais.

Respostas

respondido por: ferretti
43

1) A interrupção da expansão muçulmana no Ocidente europeu possibilitou a retomada da navegação no Mar Mediterrâneo, expan­dindo as atividades comerciais através de rotas que articulavam o Oriente Médio, a Península Itálica e o norte da Europa.

Correto. Com a limitação da expansão muçulmana em direção ao Ocidente, foi possível que se retomassem as rotas pelo mediterrâneo. Essas rotas acabaram promovendo um protagonismo na articulação entre o Oriente Médio e o restante da região Ocidental.


2) O crescimento demográfico e do comércio provocou a alta dos preços dos alimentos, desencadeando uma expansão das fronteiras agrícolas, que resultou em alterações ambi­entais, com a derrubada de florestas e a dre­nagem de pântanos.

Correto. Posteriormente, esta derrubada de florestas e drenagem de pântanos promoveu diversos problemas de saúde e reduziu a frequência das chuvas nos locais, o que viria a prejudicar a agricultura.


4) O crescimento demográfico afetou o poder territorial da nobreza com a abolição do di­reito do primogênito à herança das terras paternas, beneficiando os demais filhos, o que resultou na fragmentação da proprie­dade feudal.

Falso. O direito à herança das terras não foi abolido em benefício dos demais filhos.


8) O crescimento demográfico e a alta dos pre­ços dos alimentos levaram ao aumento dos tributos pagos pelos servos, implicando na expulsão da população excedente dos feu­dos, que expressou sua insatisfação me­diante assaltos, pilhagens e revoltas.

Correto. Diversos problemas surgiram derivados da falta de alimentos para abastecer a população, incluindo ai saques e outros crimes visando a subsistência.


16) O Renascimento Comercial acarretou o cres­cimento de burgos, ao longo de rotas e em lugares de comércio, atraindo os servos, dos feudos para esses núcleos urbanos nas­centes, os quais, todavia, permaneceram sempre dependentes dos senhores feudais.

Falso. Os burgos mantinham-se cada vez mais afastados dos senhores feudais, formando organizações próprias.


Soma: 1 + 2 + 16 = 19


abraços!

Perguntas similares