(UFMG 2009)Considerando-se os fatores que contribuíram para a longevidade do regime militar no Brasil, é CORRETO afirmar que foi de grande relevância:A) a combinação entre a ordem constitucional, amparada pela Constituição de 1967, e a arbitrariedade, expressa em sucessivos Atos Institucionais.B) a manutenção de um sistema político representativo, com eleições indiretas em todos os níveis, exceto para a Presidência da República.C) o desenvolvimento econômico-social do País, acompanhado de um constante crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).D) o rodízio de lideranças políticas entre as Forças Armadas, por meio de eleições indiretas no âmbito do Comando Supremo da Revolução.
Respostas
A) a combinação entre a ordem constitucional, amparada pela Constituição de 1967, e a arbitrariedade, expressa em sucessivos Atos Institucionais.
Correto. Um dos fatores primordiais para permanência do regime militar no Brasil foi a instituição de uma série de Atos Institucionais que contrariavam a Constituição ao prorrogar o retorno à democracia.
B) a manutenção de um sistema político representativo, com eleições indiretas em todos os níveis, exceto para a Presidência da República.
Falso. Não havia um sistema político representativo adequado no período militar, ocorrendo eleições fraudulentas e indiretas.
C) o desenvolvimento econômico-social do País, acompanhado de um constante crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
Falso. O país desenvolveu-se de maneira fictícia, uma vez que a inflação só crescia enquanto salários eram modificados e preços congelados.
D) o rodízio de lideranças políticas entre as Forças Armadas, por meio de eleições indiretas no âmbito do Comando Supremo da Revolução.
Falso. Não foi esse o formato adotado para a presidência, que mantinha eleições indiretas.