Tema: Clarice Lispector
• Biografia
• Pricipais obras
• Influência na literatura brasileira
• Descrever sobre uma das obras
Respostas
BIOGRAFIA
Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, na aldeia Tchetchenilk, no ano de 1920. Os Lispector emigraram da Rússia para o Brasil no ano seguinte, e Clarice nunca mais voltou á pequena aldeia. Fixaram-se em Recife, onde a escritora passou a infância. Clarice tinha 12 anos e já era órfã de mãe quando a família mudou-se para o Rio de Janeiro. Entre muitas leituras, ingressou no curso de Direito, formou-se e começou a colaborar em jornais cariocas. Casou-se com um colega de faculdade em 1943. No ano seguinte publicava sua primeira obra: “Perto do coração selvagem”. A moça de 19 anos assistiu à perplexidade nos leitores e na crítica: quem era aquela jovem que escrevia "tão diferente"? Seguindo o marido, diplomata de carreira, viveu fora do Brasil por quinze anos. Dedicava-se exclusivamente a escrever. Separada do marido e de volta ao Brasil, passou a morar no Rio de Janeiro. Em 1976 foi convidada para representar o Brasil no Congresso Mundial de Bruxaria, na Colômbia. Claro que aceitou: afinal, sempre fora mística, supersticiosa, curiosa a respeito do sobrenatural. Em novembro de 1977 soube que sofria de câncer generalizado. No mês seguinte, na véspera de seu aniversário, morria em plena atividade literária e gozando do prestígio de ser uma das mais importantes vozes da literatura brasileira.
Obra:
Literatura infantil:
Mistério do Coelho Pensante, RJ, J. Álvaro, 1967.
A Vida Íntima de Laura, RJ, Sabiá, 1974.
A Mulher que Matou os Peixes, RJ, Sabiá, 1969.
Quase de Verdade, RJ, Rocco, 1978.
A VIDA ÍNTIMA DE LAURA
Laura é muito “burrinha”, mas infinitamente bondosa, “muito da simples” e também a “galinha mais simpática que já vi”. No caso, quem disse que viu foi Clarice Lispector, que é identificada na história como um narrador que tudo observa de um de ângulo central, de onde tudo é mostrado diretamente. Assim como todos os romances ou contos de sua autoria.
Laura é uma galinha casada com o galo Luís. Ambos são muito vistosos e simpáticos, mas não cheiram bem. Laura põe muitos ovos, enquanto Luís canta muito bem e gosta muito dela. Ela é uma galinha muito bonita por dentro apesar de Ter um pescoço muito feio, mas o que realmente importa são seus “pensamentozinhos e sentimentozinhos”. Ela tem muito medo de que um dia a matem e por isso “sai cacarejando feito uma doida”: “Ela cacareja assim: Não me matem! não me matem!