(UDESC 2009)Sobre os conflitos em Santa Catarina durante o século XX, é correto afirmar:A) A realidade do Contestado é tão complexa - posse de terra, catolicismo rústico , modernização do país - que apenas o embate entre Santa Catarina e Paraná é insuficiente para explicá-la.B) A novembrada ocorreu em Itajaí entre os estivadores do Porto.C) Os movimentos dos mineiros em Chapecó proporcionaram o desenvolvimento de políticas públicas preocupadas com o setor de mineração.D) A degradação ambiental produzida pelos dejetos da indústria suína, em Criciúma, acirrou os embates em torno da forte atividade pecuária da região.E) Trabalhadores e estudantes unidos conseguiram o transporte gratuito em algumas cidades do Estado, a exemplo da Capital, criando o Movimento Passe Livre em 2006.
Respostas
A) A realidade do Contestado é tão complexa - posse de terra, catolicismo rústico , modernização do país - que apenas o embate entre Santa Catarina e Paraná é insuficiente para explicá-la.
Correto. Costuma-se associar o Contestado ao embate entre Santa Catarina e Paraná pelo domínio de alguns pedaços de terra. Isso, no entanto, esvazia de significados um fenômeno tão amplo e abrangente como foi este conflito.
B) A novembrada ocorreu em Itajaí entre os estivadores do Porto.
Falso. A novembrada aconteceu em Florianópolis em 1975, numa revolta contra o Regime Militar.
C) Os movimentos dos mineiros em Chapecó proporcionaram o desenvolvimento de políticas públicas preocupadas com o setor de mineração.
Falso. Não houve tal desenvolvimento protagonizado pelo setor minerador da cidade.
D) A degradação ambiental produzida pelos dejetos da indústria suína, em Criciúma, acirrou os embates em torno da forte atividade pecuária da região.
Falso. Embora críticas ao modo como os agricultores catarinenses lidavam com os dejetos de animais fossem existentes, não houve um conflito de ordem neste quesito.
E) Trabalhadores e estudantes unidos conseguiram o transporte gratuito em algumas cidades do Estado, a exemplo da Capital, criando o Movimento Passe Livre em 2006.
Falso. Este movimento só foi organizado no século XXI, fora do âmbito da questão.