(UFPB 2008)Durante o período Neolítico, o homem aprendeu a domesticar plantas e animais, iniciando o que se costuma chamar de “Revolução Agrícola”. Sobre esse período da história humana, considere as seguintes afirmativas:I. O início do Neolítico está diretamente ligado à transformação climática decorrente do fim da última glaciação, há cerca de 12.000 anos. O aquecimento da Terra levou à extinção de muitas espécies animais e vegetais, consumidas pelos antigos caçadores e coletores. Tais homens neolíticos, em decorrência, foram forçados a estabelecer novas formas de relacionamento com a natureza, manipulando e controlando a reprodução de animais como cabras e ovelhas, e plantas, como o trigo e a cevada.II. Os exemplos mais antigos de povoações neolíticas foram encontrados no Oriente Médio, em sítios arqueológicos como Jarmo (Iraque) e Jericó (Israel). Tais povoações (e muitas outras) situavam-se na região conhecida como “Crescente Fértil”, onde já existiam, em estado selvagem, espécies que seriam domesticadas pelo homem do Neolítico, como a cabra e o trigo. A partir do Oriente Médio, migrações de agricultores e criadores de animais levaram a “Revolução Agrícola” a diferentes partes do mundo.III. O homem, com o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, abandonou, de forma gradativa, o nomadismo e passou a viver em aldeias mais ou menos permanentes. Com isso, também se desenvolveu a acumulação de bens, tais como rebanhos, grãos armazenados em celeiros, objetos de trabalho (enxadas, foices, pedras de moinho), e objetos de prestígio, como adornos, cerâmicas decoradas e armas. Isso representou, por outro lado, um grande incentivo para o surgimento da guerra.Está(ão) correta(s):A) Apenas II e IIIB) Apenas I e IIIC) Apenas ID) Apenas IIIE) I, II e III
Respostas
I. O início do Neolítico está diretamente ligado à transformação climática decorrente do fim da última glaciação, há cerca de 12.000 anos. O aquecimento da Terra levou à extinção de muitas espécies animais e vegetais, consumidas pelos antigos caçadores e coletores. Tais homens neolíticos, em decorrência, foram forçados a estabelecer novas formas de relacionamento com a natureza, manipulando e controlando a reprodução de animais como cabras e ovelhas, e plantas, como o trigo e a cevada.
Correto. A mudança no clima da Terra forçou o homem do neolítico a adaptar suas práticas de sobrevivência. A inclusão das práticas de agricultura e pecuária entram neste contexto, já que ofereceriam melhores opções para a alimentação dos grupos humanos.
II. Os exemplos mais antigos de povoações neolíticas foram encontrados no Oriente Médio, em sítios arqueológicos como Jarmo (Iraque) e Jericó (Israel). Tais povoações (e muitas outras) situavam-se na região conhecida como “Crescente Fértil”, onde já existiam, em estado selvagem, espécies que seriam domesticadas pelo homem do Neolítico, como a cabra e o trigo. A partir do Oriente Médio, migrações de agricultores e criadores de animais levaram a “Revolução Agrícola” a diferentes partes do mundo.
Falso. Embora os sítios mais antigos tenham sido encontrados nas regiões descritas, é correto afirmar que a Revolução Agrícola não foi "propagada", mas reinventada por diversas partes do globo.
III. O homem, com o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, abandonou, de forma gradativa, o nomadismo e passou a viver em aldeias mais ou menos permanentes. Com isso, também se desenvolveu a acumulação de bens, tais como rebanhos, grãos armazenados em celeiros, objetos de trabalho (enxadas, foices, pedras de moinho), e objetos de prestígio, como adornos, cerâmicas decoradas e armas. Isso representou, por outro lado, um grande incentivo para o surgimento da guerra.
Correto. O acúmulo de bens necessários para a sobrevivência foi um dos principais pontos de motivação para a concorrência entre grupos humanos que passaram a disputar território, saquear inimigos e etc.
abraço